O Ensino Médio é uma etapa muito importante para a formação dos adolescentes, pois é, ao mesmo tempo, a etapa de conclusão da educação básica e a fase de preparação para o ingresso na faculdade.
Por ser uma fase de transição, o Instituto Educacional Imaculada entende que este é um período importante para a aquisição de conteúdos e aprimoramento de habilidades e competências, frente aos desafios da sociedade atual.
Além da grade curricular oferecemos as disciplinas eletivas de Língua Espanhola, Oratória e, a partir deste ano, a disciplina de Iniciação Científica.
Sobre as disciplinas oferecidas:
Língua Espanhola
O domínio da língua espanhola é fundamental no mundo globalizado, já que é o segundo idioma mais utilizado no mundo, inclusive por nossos vizinhos da América Latina. Além disso, o domínio do espanhol possibilita outras oportunidades culturais, relacionadas às artes, literatura e cinema. Lembrando ainda que nossa escola possui também raízes hispânicas, por conta de sua Madre fundadora, Santa Cândida.
Oratória
O curso de oratória tem por objetivo aperfeiçoar a comunicação oral do aluno, de modo que ele seja capaz de falar em público com confiança, desinibição, clareza de ideias, naturalidade e assertividade; comunicar-se com os mais variados tipos de ouvintes, transmitindo segurança e credibilidade; expressar-se com desenvoltura, tanto em apresentações previamente preparadas quanto em falas improvisadas, planejar apresentações eficazes, de estilos variados (como palestras, discursos e debates), sobre temas diversos e para plateias distintas e dominar diferentes técnicas (corporais, vocais, argumentativas e persuasivas), de modo a utilizá-las na elaboração e apresentação de comunicações orais.
Iniciação Científica
O objetivo do curso de iniciação científica é estimular os alunos à prática da pesquisa científica, seja qual for seu ramo específico: social, artístico, econômico, biológico ou tecnológico, na busca da construção de um mundo mais justo, integrado e ético. Visa-se nessa disciplina despertar o interesse do aluno na prática da reflexão e estimular sua curiosidade, fazendo-o protagonista na resolução de problemas.